Arquivo do blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Máquina Virtual Windows 8 (Developer Preview) com Virtual Box


Máquina Virtual Windows 8 (Developer Preview) com Virtual Box

 A Microsoft acaba de liberar a versão Developer Preview do Windows 8 ! Esta é uma versão em teste, para uso de desenvolvedores de software. Neste post vou dar dicas de como instalar o Windows 8 em uma máquina virtual, utilizando o Oracle Virtual Box. Pra quem não aguenta de curiosidade (como eu), é possível dar uma olhada na interface e brincar um pouco com essa prévia do sistema, que só deve ser lançado em 2012.
Eu instalei a versão Windows Developer Preview with developer tools English, 64-bit (x64) no Oracle Virtual Box 4.0.12 e funcionou direitinho. Por conta da virtualização (e por ser uma versão de testes), em alguns momentos é um pouco lento e confuso (interface totalmente nova), mas nada que atrapalhe em sentir o gosto do Windows 8!
Esta versão vem com diversos aplicativos pré-instalados, incluindo vários jogos e um cliente do Twitter (figura abaixo):
 Tweet@rama do Windows 8

Faça o download da imagem .ISO do Windows Developer Preview (Windows8) no site oficial:
Se optar pela versão mais simples (sem as Developer Tools) ou de 32bits, o procedimento é o mesmo.
Crie uma nova máquina virtual do tipo Windows 7 64bits (ou 32 bits, se você optou por esta versão) com o Oracle Virtual Box. Repare que não existe a opção Windows 8 no Virtual Box, por isso que criamos a máquina virtual como se fosse hospedar um Windows 7 (funciona perfeitamente).
Se tiver dúvidas de como criar uma Máquina Virtual com o Oracle Virtual Box, consulte o tutorial: Máquina Virtual Android.
As configurações que eu utilizei:
  • 1024MB de memória
  • 32MB de memória de vídeo com aceleração 2D e 3D ativas
  • Disco Virtual com 20GB de espaço
Veja na imagem abaixo as configurações da Máquina Virtual para Windows 8:
 Máquina Virtual Win8. Configurações relevantes em destaque.
Utilize a imagem .ISO que você fez o download para dar o boot na máquina virtual Windows 8 e siga com a instalação. A instalação é simples, no mesmo esquema de instalação do Windows 7 e leva cerca de 30 minutos.
Na primeira inicialização, são feitas algumas configurações. Será solicitado que você utilize uma LiveID para a sincronização com os servidores da Microsoft, no entanto não é obrigatório ter essa LiveID, sendo possível optar apenas pelo logon local (eu instalei e configurei sem Live Id).
Lembre-se: Para alternar o cursor do mouse entre a máquina virtual e o sistema operacional, utilize a tecla “Ctrl” do lado direito (configuração default).
O novo modelo de interface, chamado de “MetroUI” traz um novo conceito de área de trabalho, como podemos ver na figura abaixo:
 Windows 8 com MetroUI rodando como máquina virtual
Repare na figura acima que existe o item Desktop (lado esquerdo, acima do item //build/), para acesso da Área de Trabalho tradicional.
Importante: Os aplicativos na MetroUI não são compatíveis com resolução 800×600! Se estiver utilizando esta resolução, os programas podem não ser executados após o clique. Entre no itemDesktop, clique com o botão direito sobre a Área de Trabalho e selecione a opção para troca de resolução de tela (como é feito no Windows 7), escolhendo no mínimo 1024×768.
Na MetroUI coloque o cursor do mouse no canto inferior esquerdo para ter acesso ao menu transparente, conforme figura abaixo:
 Menu Iniciar do Windows 8. Repare os diversos aplicativos pré-instalados.
Agora cabe a você explorar a prévia do novo sistema Windows, que promete uma revolução na experiência deSistema Operacional “na nuvem”!
Atenção: Alguns amigos relataram problemas na conexão de rede. Se a conexão de sua máquina virtual não funcionar automaticamente, certifique-se que no VirtualBox a configuração da VM com Windows 8 está com a rede habilitada em modo NAT e no item Avançado o tipo de placa é Intel PRO/1000 MT Desktop (82540EM)
Dúvidas? Críticas? Elogios? Comente o post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário