Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1

Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1

Para você que é leigo quando se trata de redes de computadores e está iniciando nessa área, provavelmente já deve ter ouvido falar no termo FTP (File Transfer Protocol), que é um protocolo para transfêrencia de arquivos entre várias plataformas de sistemas operacionais. Hoje em dia o FTP é um dos mais utilizados, pois ele é muito rápido, de fácil manipulação e funciona em qualquer sistema operacional compatível com o mesmo.
Um servidor FTP pode ser acessado do mesmo modo que você acessa a Internet, só que para acessarmos sites, utilizamos HTTP://, já no caso dos servidores FTP, utilizamos FTP://, por exemplo, se seu site chama-se “meusite.com” o acesso via web à ele é “http://meusite.com” então provavelmente o seu servidor FTP será “ftp://meusite.com” (não é uma regra, aliás, muitas vezes isso não acontece).
Mas você deve estar aí pensando: “Por que eu utilizaria um servidor FTP?” – Por vários motivos, por exemplo, você tem uma rede WAN onde vários dados são transferidos durante o dia todo, você utilizaria o sistema de compartilhamento de redes do Windows para fazer isso?
Daria certo, mas o problema é que a conexão pode cair, oscilar, ou a qualquer variação na rede, o sistema inteiro vai “travar” e além de você perder tudo o que está fazendo, ainda tem que começar a transfêrencia novamente, e provavelmente pode dar erro de novo, e de novo, e de novo, e de novo, e de novo, e de novo, e de novo, e de novo (ta bom, já parei) – Até que duas horas depois você consegue transferir seus dados para a outra ponta da rede.
Ta bom, agora você me diz: “Mas eu utilizo VPN, assim da certo, não?” – Claro que da certo, mas o problema é que uma conexão VPN pode compartilhar mais coisas do que o necessário, além de ser um pouco mais complicada que a criação do servidor FTP no Ubuntu, e outra coisa, pode ser que os sistema operacionais de diferentes plataformas, tenham maior dificuldade em “conversar” entre si, o que nunca acontece com o FTP, pois quem faz a troca dos dados é o protocolo, e não o sistema em si, logo você já pode imaginar qualquer sistema “conversa” com qualquer sistema, independente da versão e fabricante. Você pode muito bem realizar a conexão entre o Ubuntu e o Windows, entre o Windows e o Mac, enfim, entre qualquer sistema que suporte o protocolo FTP. Enfim, chega de papo e vamos aprender na prática como fazer.

Configurando a senha do root no Ubuntu

Como vamos trabalhar com instalação de aplicativos, será necessário que você crie (se ainda não criou) uma senha para o usuário do root do seu Ubuntu, isso é muito simples para ser realizado, e não vamos passar informações para tais alterações neste tutorial em específico, todavia, temos um tutorial extremamente detalhado que explica todos os detalhes da criação ou atualização da senha do root no Ubuntu, tal tutorial pode ser acessado através deste link.
Guarde bem a senha, pois você vai precisar dela em várias partes desse tutorial.

Atualizando e Instalando os pacotes do vsftpd

Agora vamos precisa ter conexão com a internet para que possamos atualizar nossos repositório de aplicações e instalar o vsftps.
Siga os passos abaixo para o feito:
1 – Abra “Aplicativos” > “Acessórios” > “Terminal”;
2 – Dentro do terminal digite:
sudo apt-get update
E pressione a tecla “Enter” do seu teclado. Aquela senha que você configurou anteriormente será requisitada neste momento, então digite e pressione “Enter” novamente;
Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1
3 – Agora será necessário instalar o vsftps, então digite no mesmo terminal:
sudo apt-get install vsftpd
Confirme tudo pressionando a tecla “S” quando requisitado;
4 – Depois de realizar a instalação, reinicie o seu computador (não é necessário, mas é bom);
5 – Abra novamente o terminal e digite o seguinte comando:
su
O comando su faz login no terminal com o usuário root, ou seja, você terá total controle sobre todo o seu sistema operacional, portanto tenha muito cuidado. Ahh, já ia me esquecendo, digite a senha e pressione a tecla “Enter” do seu teclado;
6 – Agora vamos editar o arquivo vsftpd.conf que fica na pasta /etc do seu ubuntu, é este arquivo que controla as configurações do seu servidor FTP, então digite no terminal:
nano /etc/vsftpd.conf
Agora você deve descomentar a linha #chroot_local_user=YES, portanto utilize as setas para encontrar essa linha no arquivo (se você é familiarizado com o nano, pressione Ctrl+W para procurar, então digite o nome #chroot_local_user=YES).
Nesta linha, remova o caractere #, com isso você está descomentando a linha e fazendo com que ela faça parte do código;
Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1
Isso vai fazer com que os usuários tenham acesso em apenas uma pasta em nosso FTP, caso você não descomente esta linha, o usuário poderá ter acesso a todo o sistema operacional, e dependendo das permissões, poderá até mesmo excluir seus dados. Então já sabe como é importante descomentar esta linha, não é? Outro ponto importante, é que o valor deve ser YES (como está na imagem acima) e não NO.
7 – Agora procure pela linha #write_enable=YES e descomente-a do mesmo modo que você fez anteriormente. Esta linha indica que os usuários poderão escrever e apagar o conteúdo de suas devidas pastas, se for de sua preferência, você poderá deixar a linha comentada, assim os usuários poderão apenas baixar o conteúdo das pastas, não tendo a possibilidade de realizar upload de dados.
8 – Agora devemos salvar este mesmo arquivo, portanto pressione as teclas “Ctrl + O” do seu teclado, e em seguida a tecla “Enter”, assim o arquivo será salvo sobrescrevendo o vsftpd.conf existente no seu computador, logo que o servidor for reiniciado as configurações entrarão em vigor.
Para sair do editor de textos “nano” pressione as teclas “Ctrl + X”;
9 – Normalmente, este servidor é iniciado a partir do momento em que ele é instalado, mas se por algum motivo o servidor não for iniciado, abra o terminal e digite:
sudo /etc/init.d/vsftpd start
Pronto, agora o seu servidor FTP está pronto, mas e os usuários? Claro que vamos falar sobre isso, mas você já pode utilizá-lo com seu usuário do sistema (o mesmo que você está agora), entretanto, vamos restringir um pouco o acesso, para isso vamos criar um diretório em qualquer lugar do sistema, este diretório será o utilizado por todos os usuários do nosso servidor FTP, depois você poderá dividir em uma pasta para cada usuário se quiser.
Então vamos criar um diretório na raiz do nosso Ubuntu, portanto abra o terminal, digite su, coloque a senha do root e vamos criar nosso diretório:
1 – Digite:
mkdir --mode=777 /usuarios_ftp
Explicando: mkdir mode=777 cria uma pasta com permissão total de leitura e escrita para qualquer pessoa, dentro dessa pasta, vamos dividir o espaço para cada um dos usuários, portanto, se você tem um usuário chamado “Joao”, crie uma nova pasta chamada joao dentro dessa última que acabamos de criar, calma que você vai entender agora mesmo.
2 – Digite:
mkdir --mode=777 /usuarios_ftp/joao
Deu para entender o que fizemos? Certo, vou explicar, com o mesmo comando, criei uma pasta dentro da pasta que criamos anteriomente, ou seja, dentro da pasta usuarios_ftp, criei outra que chama joao.
OK, agora vamos criar o usuário joao, e dizer que a pasta /usuarios/joao é a pasta dele, portanto:
1 – Abra “Sistema” > “Administração” > “Usuários e Grupos”;
2 – Clique em “Adicionar” digite sua senha e em seguida as informações do usuário (em nosso caso tudo é Joao);
Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1
3 – Agora vamos dizer que aquela pasta que criamos anteriormente, é a mesma pasta do usuário Joao, então clique em “Configurações avançadas” e indique o caminho da pasta na aba “Avançado” campo “Diretório pessoal”, como na imagem abaixo:
Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1
Vai aparecer uma mensagem dizendo que o diretório já existe (é óbvio, criamos ele), então confirme que vai usar ele mesmo;
E pronto, nosso servidor está pronto! Agora vamos utilizar um dos melhores clientes de FTP para conectarmos ao nosso servidor – o FileZilla – só que isso será feito em outro computador, portanto, escolha um computador da sua rede. Nele instale o FileZilla.
Ao terminar, abra o programa e faça o seguinte:
1 – Em host digite o IP do servidor que configuramos anteriormente;
2 – Em “Nome de Usuário”, coloque o nome do nosso Joao (sem acentuação mesmo);
3 – Em “Senha” coloque a senha do Joao;
4 – Clique em “Conexão Rápida” para conectar e pronto, você está no servidor FTP;
Note que é necessário que os computadores estejam em uma mesma rede, ou que o servidor FTP tenham um IP válido na internet, caso contrário não será possível realizar a conexão.
Instalando e configurando um servidor FTP no Ubuntu 10.04.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário